terça-feira, 5 de agosto de 2014

Eu li : Fique onde está e então corra.

Fique Onde Está e Então Corra

Fique onde esta e então corra
-John Boyne
Editora Seguinte


Sinopse - Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne
Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa. “Assim como em O menino do pijama listrado, Boyne conduz os leitores pelas agonias da guerra através do olhar de uma criança.” School Library Journal “Uma história vívida e acessível sobre o preço altíssimo que a guerra obriga os inocentes a pagar.” Kirkus Reviews 


          John Boyne apresenta neste livro uma nova estoria sobre guerra, desta vez a primeira guera mundial, que conta as mudanças que ocorreram na vida de Alfie, que no seu aniversário de cinco anos seu país entra oficialmente na guerra. Ele vive em Londres com sua mãe, pai, avó e sua amiga Kalena e o pai dela dono da loja de doces Sr. Janácek. A história avança e Alfie já chegou aos seus nove anos, nenhum sinal do pai, a mãe sempre diz que ele está em uma missão muito secreta e que não pode escrever. O alimento esta escasso os homens já são obrigados a ir para a guerra cada vez mais novos, em tempo difíceis Alfie só quer saber do pai, até que um dia ele descobre uma pista sobre o paradeiro de seu pai, e ele resolve fazer então o possível e o impossível para encontra-lo.    
    "Meninos de nove anos geralmente fazem dez, são os de dezenove que tem dificuldade em fazer vinte"
        Boyne assim como em o menina do pijama listrado, mostra a guerra por um olhar infantil, um olhar que muitas vezes não entende muito bem oque esta acontecendo, um olhar que apesar de ingenuo não deixa de ser cruel. O autor consegue trazer um personagem inocente vivendo em uma realidade tão cruel, como uma guerra mas sem perder seu jeito de criança. Claro que os personagens amadurecem e se tornam mais duros durante a estoria afinal estão no meio de uma guerra, porém o livro continua com seu ritmo sem ser pesado. Ele mostra as dificuldades da guerra, fome, morte nos emocionando e não chocando. 
     "Fique onde esta e então corra. Não faz sentido. Podíamos continuar amando que nem antigamente. Não posso dormir, posso? A culpa é sua, a culpa é toda sua. Essa dor de cabeça não passa."
   Oque mais me tocou neste livro acho que foi o fato de ser uma coisa real, que apesar de não ser verídico aconteceu com muitas famílias na época e talvez ninguém tenha se importado em ver uma criança, e o que ela esta fazendo. O autor soube colocar bem os pensamentos confusos e ideias dos personagens, e com o a visão de Alfie amadureceu com a guerra. Não sei mas oque falar, uma das coisa que o autor sempre faz comigo. Eu dei quatro estrelas e meia, pequenas coisas me deixaram a desejar, mas no geral eu amei e recomendo a todos que queiram se emocionar com uma boa estória. E o livro tem muitas frases boas pra aqueles que gostam de colocar no status do Facebook.  
              " Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor."
                                       
                                                                       Beijos, Gabi.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário